quinta-feira, 31 de maio de 2012

Livro: Até as Princesas soltam pum - Ilan Brenman

Vou postar sobre este livro em homenagem aos meus alunos, que adoraram a encantadora história desde o primeiro parágrafo.

Edição de 2008
Ilustrada por Ionit Zilberman
Brinque Book
Sinopse:  Laura é uma garotinha (como toda criança) bem curiosa e uma das questões que mais a intrigam (e a seus colegas de escola também) é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo “livro secreto das princesas” e, com ele, a confirmação: “sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!”. Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas princesas...
  
Fonte:
  
 
Autor explica como teve a idéia: Em papo por email com o IG, Ilan Brenman, autor de dezenas de livros para crianças, explicou como teve a ideia de falar sobre princesas que soltam pum.

“O livro nasceu de um pum soltado por minha filha mais velha”, diz Ilan. “Minha mulher pensou que eu era o culpado, eu pensei que era ela, e então vimos que a responsável por aquela bomba atômica fedida tinha sido nossa pequena princesa. Rimos, a pequena chorou. Então minha mulher pegou ela no colo e disse: ‘Até as princesas soltam pum’”.

Ilan achou a frase genial e na mesma hora foi para o escritório dar o pontapé inicial na obra. Cinco meses depois, nascia o “Até as princesas …”

Ilan explica ainda que a escatologia é encarada com muita leveza e naturalidade pelas crianças. E, se elas encaram naturalmente, não cabe a nós, adultos, impor preconceitos. “Devemos tratar desses temas de forma natural, espontânea, sem firulas e receios”, conta. “Lacan, o psicanalista francês, dizia que aquilo que não nomeamos vira fatasmagórico, ou seja, quando nomeamos a escatologia fazemos com que isso não vire um tema tabu para a criançada. A literatura infantil deve tentar capturar o que mais interessa à infância: medos, terrores, amores, aventuras, fantasia, tristeza, dúvidas, certezas, ansiedades”, diz.


Confira:

Download da obra:







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes Sociais

Gostou? Compartilhe !!!